DÚVIDAS FREQUENTES
Veja abaixo algumas das principais dúvidas de nossos clientes.
O rastreamento da DRF é via satélite?
Nós trabalhamos com a tecnologia de posicionamento via satélite (GPS) e com a transmissão das posições utilizando as torres das operadoras de telefonia móvel (GPRS). Todo rastreador GPS/GPRS/GSM funciona assim.
O que é tempo de transmissão?
É o tempo que o rastreador leva para transmitir uma posição quando está com a ignição ligada ou desligada, ou quando está em movimento ou parado.
O que é área de sombra?
Área de sombra é uma área onde a operadora de telefonia móvel não possui capacidade de transmissão de dados por não ter uma antena ou por estar com algum problema de falha na região. Estacionamentos cobertos, garagens subterrâneas, locais muito próximos a redes de alta-tensão, barracões com cobertura de zinco ou alumínio são áreas equivalentes a áreas de sombra.
O que acontece com um rastreador quando ele entra em área de sombra?
Quando o rastreador entra em uma área de sombra ele tenta se comunicar com a central de rastreamento, mas não consegue transmitir as posições. Essas posições são guardadas e assim que o rastreador entra em uma área coberta pela rede de telefonia móvel ele volta a se comunicar, transmitindo uma quantidade de posições que estava armazenada na memória do rastreador.
que é área coberta ou área de cobertura?
É uma área onde há transmissão de dados por parte das operadoras de telefonia móvel.
Quantas posições o rastreador é capaz de armazenar e quanto tempo o rastreador pode ficar em área de sombra?
A quantidade de posições depende do rastreador, mas varia de pouco mais de 100 a até mais de 10000 posições. Quanto ao tempo, não existe um tempo específico, mas quanto mais tempo pior porque as informações guardadas podem encher a memória do rastreador e começar a gravar posições novas em cima das mais antigas, impedindo a recuperação das posições.
E se o rastreador não der sinal ao voltar da área de sombra?
Isso pode acontecer caso o veículo tenha tido algum problema e alguém tenha mexido no rastreador. Também pode acontecer se o veículo ficar muito tempo em área de sombra e a empresa de telefonia achar que o CHIP que está nele não está mais ativo. Nesse caso pode acontecer de a empresa de telefonia cancelar o CHIP. Nos dois casos, é importante que o cliente entre em contato e informe que o rastreador não está comunicando e que precisa de uma verificação.
O que é CHIP multioperadora?
É um CHIP que transmite dados nas redes de mais de uma operadora de telefonia móvel. A DRF utiliza a CHIPS da ALGAR que trafegam dados nas 4 grandes operadoras de telefonia móvel do Brasil (Vivo, Claro, Tim e Oi)
O rastreador bloqueia o veículo?
Praticamente todo rastreador tem a função de bloqueio. Mas é preciso que o dono do veículo entenda que para bloquear seu veículo é necessário cortar o fio de alimentação da bomba de combustível ou o fio de alimentação da energia do veículo. QUALQUER DANO A ESSES FIOS LEVA À PERDA DE GARANTIA DA PARTE ELÉTRICA DO VEÍCULO.
Meu carro não está mais na garantia. O técnico pode instalar bloqueio no meu veículo?
Se o veículo for um veículo de tecnologia simples basta o cliente assinar um termo de responsabilidade autorizando o corte e isentando o técnico e a empresa de responsabilidade por dano ao seu veículo que o bloqueio pode ser instalado. Se o veículo for um veículo de tecnologia mais avançada é necessário verificar com o técnico antes para ver se é possível. Se for, não se esqueça de assinar o termo de isenção de responsabilidade.
O rastreador tem garantia?
Sim, o equipamento tem garantia de três meses. No entanto, caso seja necessário substituir o equipamento é necessário ver se não houve dano físico, choque elétrico ou se ele foi molhado ou submerso em água. Essas coisas danificam o equipamento e são causa de exclusão da garantia.
Eu quero vender o meu veículo, preciso retirar o rastreador?
Sim, a DRF não faz venda de equipamento, apenas locação. O equipamento não é propriedade do cliente. Caso isso ocorre, haverá a cobrança do valor do equipamento.
Eu comprei um carro novo. Posso instalar o mesmo equipamento que estava no meu carro anterior?
Sim, mas após realizar a retirada do rastreador do carro anterior, o rastreador é colocado em bancada, atualizado, limpo e seus componentes, se necessário, são trocados para ser novamente instalado em seu veículo novo.
Meu carro está na oficina. Posso instalar o rastreador lá?
Não, nós não realizamos serviços em oficina porque geralmente os em locais como oficinas mecânicas e auto elétricas é impossível fazer o teste de direção, os veículos normalmente estão sem bateria ou sem um responsável por perto.
Por que o teste de direção é tão importante?
Porque é o teste de direção que demonstra se o equipamento está corretamente alimentado, posicionado e mandando informações.
Por que o meu veículo ficará em observação durante alguns dias após a instalação?
Porque os primeiros dias após a instalação são fundamentais para saber se a instalação está correta e o rastreador está mandando informações corretas.